julypsoriase's Blog

UMA BOA DICA, VALE A PENA LER.

Posted on: 26/08/2009

Eu morava em Ilhabela, o que dificultava ainda mais alguns tratamentos, pela distancia que era até os hospitais de São Paulo. Mas nada me fazia desistir.

Até que há 13 anos nos mudamos pra Santana de Parnaíba, por sorte, meu pai foi trabalhar com uma senhora que teve psoríase e indicou pra ele uma clinica chamada PUVA, onde o tratamento resolvia o problema, pelo menos, de imediato.

Fomos até lá, e tudo é muito maravilhoso, os resultados são incríveis. O tratamento é FOTOTERAPIA, e a clinica cuida de psoríase, vitiligo e outras coisas. Passei em consulta com o Dr°Dacio, um médico maravilhoso e conceituadíssimo, que atende na puva e no hospital das clinicas, e comecei o meu tratamento.

Como era? Eu tinha que dormir com uma pomada feita de alcatrão, chamada coaltar. Vocês não tem noção de como isso era horrível, essa pomada parecia uma graxa de carro, e onde encostava manchava, além de cheirar muito forte. E pela manhã tinha que tomar um banho leve sem me esfregar muito e ir pra clínica, era horrível…mas em 3 meses eu não tinha mais nenhuma daquelas lesões que tanto me incomodavam e ainda por cima eu ganhei uma corzinha…isso porque a fototerapia é um tratamento parecido com um bronzeamento artificial, mas não confundam, não tem nada a ver uma coisa com a outra, só é parecido porque é feito banho de luz com cabines que lembram muito a de bronzeamento.

Depois que as lesões sumiam, tinha que ser feito uma manutenção, pra que elas não voltassem. Eu fazia o tratamento 3 vezes por semana, e na época eu não tinha condições de pagar tudo, eu morando aqui em Santana e a clínica é lá na avenida Angélica, muitas vezes eu com quase 14 anos indo pro centro de sampa sozinha…

Mas tudo valeu muito à pena. O aconselhável quando se faz um tratamento é procurar um psicólogo pra fazer um acompanhamento, e eu muito teimosa não fiz muito isso não. Como consequência minha psoríase sempre voltava, aí estava eu de volta na puva, e começava tudo outra vez.

Nesse tempo eu comecei a conhecer melhor a Dona Mariza que é a dona da clínica, ela é simplesmente maravilhosa, uma das melhores pessoas que eu já conheci nessa jornada, e isso me ajudou muito a lidar com os meus problemas.

Gostaria de deixar aqui o site da puva para aqueles que ainda não conhecem possam conhecer um pouquinho, e aproveitem pra deixar aqui um comentário ou até mesmo uma experiencia, uma dica sei lá…comentem. (www.puva.com.br)     

Deixe um comentário